sábado, 22 de março de 2008

Sites repercutem trabalho de pesquisa de Dalton Di Franco


A notícia de que o jornalista Dalton Di Franco disponibilizou na internet o livro AGENTES DA LEI, seu trabalho de pesquisa sobre os organismos de segurança, está sendo repercutida neste final de semana pelos principais sites. Todos reconhecem a importancia do trabalho. "É lamentável que um trabalho dessa natureza não tenha conseguido apoio. Enquanto os governos gastam dinheiro com bobagem, nossa cultura e nossa história estão indo de ralo", disse João Teixeira, do site http://www.guajaraemcimadanoticia.com.br/. A repercussão também é feita pelo site http://www.rondoniaovivo.com/, que fez o link com o blog para facilitar o acesso de seus internautas. Nas últimas horas, Dalton Di Franco tem recebido congratulações de pessoas influentes do meio cultural de Rondônia e até de outros estados brasileiros.
O livro AGENTES DA LEI pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico: http://agentesdalei.blogspot.com/. A cópia de todo ou em parte do material está autorizado pelo autor. O material pesquisado por Dalton Di Franco traz informações sobre a Polícia Militar (veja na foto o então secretário da Segurança, coronel Ferro, quando presidia formatura no Corpo de Bombeiro, tendo ao lado, de paletó, um dos primeiros comandantes dos Bombeiros, o professor e escritor Esron Penha de Menezes), Polícia Civil, PRF, PF, Detran, Corpo de Bombeiros e Sistema Penitenciário, além de abordar sindicatos e associações de policiais.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Polícia rondoniense prende seqüestradores e recupera dinheiro



Com um trabalho conjunto entre agentes do SEVIC – Serviço de Investigações e Capturas da Polícia Civil e o Serviço Reservado da Polícia Militar em São Miguel do Guaporé, Rondônia, a polícia teve êxito na prisão dos seqüestradores de Hiroko Weno Monma, recuperando todo dinheiro pago no resgate e prendendo os envolvidos.

Dalton Di Franco disponibiliza na Internet trabalho sobre a segurança pública


Sem apoio para publicar seu livro Agentes da Lei, sobre a história dos organismos de segurança pública de Rondônia, o jornalista Dalton Di Franco decidiu, numa forma de protesto, disponibilizar na Internet a partir da sexta-feira 21, todo seu trabalho de pesquisa, que pode ser acessado e copiado, sem qualquer custo, no endereço eletrônico http://agentesdalei.blogspot.com/.
No site, Dalton Di Franco fala sobre o trabalho que durou muitos anos e explica a capa inserida no blog que leva o nome do livro. Trata-se, segundo ele, da “Capa de um livro que não foi impresso por falta de apoio. Ao longo de muitos anos produzindo este trabalho busquei apoio para publicá-lo, mas não consegui encontrar nas nossas autoridades. Infelizmente falta visão aos governantes”, lamenta.
Para que todo trabalho de pesquisa não se perdesse e, numa atitude de protesto, Dalton Di Franco decidiu disponibilizar o conteúdo na internet, para acesso de todos.
“A todos que lerem ou que vierem a copiar o material para efeito de estudo ou mesmo para conhecer a história de nossos anônimos policiais, sou mui grato, certo de que não terei levado, ao morrer, tudo o que consegui saber de nossos antepassados”, afirma.
O trabalho feito por Dalton Di Franco conta a história da segurança a partir dos primórdios. Aborda, na caso da região, o surgimento da Polícia na época em que as terras de Rondônia pertenciam aos estados do Mato Grosso e Amazonas. Conta como nasceu a Guarda Territorial, a Polícia Militar, a Polícia Civil, além da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária, do Detran e do sistema penitenciário.

EXPLICAÇÃO
Alguns hão de estranhar o título que está inserido na imagem colocada na página eletrônica. “Na verdade, foi uma variação sugerida por um amigo professor. Numa homenagem resolvi deixar assim, mas, na verdade, trata-se de AGENTES DA LEI, numa referência àqueles que executam a lei. A foto eu mesmo a fiz, certa ocasião, quando acompanhava policiais militares na prisão de suspeitos na zona Leste. Num misto de inspiração, ao ver o giroscópio ligado, resolvi tirar a foto que hoje tão bem ilustra este trabalho.

SUGESTÕES
Dalton Di Franco informa estar aberto às sugestões e até mesmo às críticas, “afinal como tenho aprendido na disciplina de Humanidades I, de Direito, a verdade é discutível e, como ser humano, não sou o dono da verdade”, brinca.
Com cerca de 30 anos de atuação na imprensa de Rondônia, Dalton Di Franco, que também é administrador de empresa, professor universitário e bacharelando em Direito, diz que se arriscou pelos “caminhos de levantar um pouco da nossa história. Posso até dar-me por satisfeito: já fiz cinco filhos, plantei várias árvores e agora estou publicando pela internet este livro digital, conclui, dedicando a Deus toda Glória”.

Advogados esclarecem direitos do povo no Plantão de Polícia


Os direitos do povo são abordados toda semana no Plantão de Polícia, da Redetv Rondônia, pelos advogados Oscar Luchesi e Verônica Cordovil, numa iniciativa do titular do programa, jornalista Dalton Di Franco, que está fazendo o bacharelado em Direito, na UNIRON.

- O programa não se preocupa apenas em divulgar as notícias, mas também tem a preocupação de prevenir o crime, apresentando sempre uma orientação que possa ajudar a população menores esclarecidas - afirma Dalton Di Franco que, desde a época do rádio, sempre pautou sua conduta de comunicador social dentro da ética.

As pessoas interessadas em obter conselhos podem procurar a produção do Plantão de Polícia, na Avenida Calama, 2.666, no bairro Liberdade, esquina com a rua Rafael Vaz e Silva, ou pelo telefone (069) 3211-0001. Pode ainda manter contato pelo e-mail: plantaaodepoliciapvh@gmail.com

Produtor e apresentador do Plantão de Polícia é convidado a sair candidato a Prefeito de Porto Velho

O jornalista Dalton Di Franco foi convidado pela direção do PDT a sair candidato a Prefeito de Porto Velho. O nome dele deverá ser apreciado pela convenção do partido em data a ser marcada. Profissional experiente na área de comunicação, Dalton Di Franco já foi vereador (em 1988) e deputado estadual (em 1990). Administrador de empresas, é pós-graduado, professor universitário na área de Marketing e atualmente cursa Direito, na UNIRON. Seus programas, Plantão de Polícia, levado ao ar às 13h, de segunda a sexta, e Sábado Total, sempre a partir das 12h15, pela Redetv Rondonia (canal 17), e retransmitido pela TV Diário da Amazonia,l às 20h30, são líderes de audiência no Estado. Em todas as pesquisas seu nome sempre aparece em destaque superando até mesmos os pré-candidatos que estão em campanha já algum tempo. Na maioria delas, Dalton Di Franco é o líder nas pesquisas de intenção dos eleitores de Porto Velho. O nome dele já é discutido também em outros partidos, tendo sido convidado para sair a vice-prefeito.

União das polícias prende quadrilha que roubou posto de combustível em Ji-paraná

Um trabalho conjunto entre Serviço Reservado do 2º BPM em Ji-paraná e Sevic – Serviço de Investigações e Capturas da Polícia Civil, resultou na prisão de uma quadrilha que há tempos praticava roubos em Ji-Paraná.
Ao tomar conhecimento de um roubo ocorrido no Posto Vitória 3 na tarde da última quarta-feira, as equipes iniciaram em conjunto as diligências a fim de prender os meliantes e recuperar o dinheiro roubado, uma quantia aproximada de R$ 7.000,00.
Através das características dos elementos e informações anônimas, os policiais chegaram até Alex Pereira da Silva, vulgo Zóim, que já cumpriu pena por roubo. Alex foi localizado em sua residência na Rua Maringá com T-25 e com ele estavam os comparsas Rogério Oliveira da Silva, Adelson Soares Carvalho, vulgo Fumaça, Luiz Carlos Baileiot, Wiliam Bezerra da Silva e Carlos Roberto de Oliveira, sendo este último foragido do Presídio Agenor Martins de Carvalho.
Na residência foram encontradas ainda duas armas de fogo, sendo uma Pistola calibre 380 e um revólver calibre 38, utilizados na prática dos roubos.
Os integrantes da quadrilha e as armas apreendidas foram conduzidos À 1ª Delegacia de Polícia Civil e entregues À autoridade competente para providências.
Fonte: Lenilson Guedes, jornalista(69) 99847765 - (69) 99873316

quarta-feira, 19 de março de 2008

Vinhetas do Plantão de Polícia ganham as ruas

Ser lembrado como o número 1 na área de programa policial não tem sido tarefa fácil para o Plantão de Polícia, por três anos consecutivos considerado a maior audiência do Estado de Rondônia. Top of Mind, o Plantão de Polícia é sucesso mesmo. Suas vinhetas - vai pro casão, a casa caiu, funk do Fagnaldo - se transformaram em hits até nas campainhas de celulares.
- Essa é a maior prova do sucesso que é o Plantão de Polícia - afirma Sérgio Demomi, diretor-geral do SGC, Sistema Gurgaz de Comunicação, que apostou na fórmula e hoje colhe os resultados em audiencia e em faturamento.
Já para o produtor e apresentador, o sucesso é o resultado do esforço da equipe. "Repórteres, cinegrafistas, produção, câmeras, sonaplasta, diretor de imagens, edição e a assistência de produção, todos contribuem para que sejamos lembrados pelo público como o melhor programa, programa de credibilidade, programa de seriedade e programa de responsabilidade social", acrescenta Dalton Di Franco.
Segundo ele, tudo é feito para deixar o telespectador sempre bem informado, primeiro. "Queremos ser referência no setor da segurança de maneira que, se o Plantão de Polícia não divulgou o fato, esse não aconteceu, finaliza.

Plantão de Polícia ajuda familias menos favorecidas

Com o lema "sempre em defesa do povo", o programa Plantão de Polícia, produzido e apresentado pelo jornalista Dalton Di Franco, tem realizado, ao logo dos últimos três anos, inúmeras campanhas beneficentes ajudando familias menos favorecidas.
Além de remédios, roupas, calçados, brinquedos, entre outros donativos, o programa realiza todos os meses a entrega de cadeiras de rodas a pessoas deficientes, contando com a ajuda direta de seus telespectadores.
Nos últimos três anos, o programa ajudou na construção da casa de uma família, no bairro Fortaleza. A casa havia sido destruida por um incêndio criminoso. Depois, o programa construiu a casa de um garoto que sofrera acidente na rua José Vieira Caúla, quebrando-lhe as pernas. O programa está construindo a casa de Ana Cláudia, mãe de cinco crianças. A casa, no bairro Costa e Silva, foi destruida por um incêndio criminoso.
A ação social mais recente é em favor da familia de Ana Cleide, que além de perder a casa com todos seus pertences, teve a filha Ana Clara, carbonizada. A criança, de 4 meses, dormia na rede, quando o fogo começou. Quatro filhos conseguiram escapar ao incêndio.
Com a ajuda de amigos, o programa conseguiu arrecadar dinheiro para comprar um terreno próprio, além de recolher móveis, eletrodomésticos, roupas de cama, mesa e banho. A familia morava de aluguel.
- Tudo o que tem sido realizado pelo Plantão de Polícia é uma realização de todos, direção da Redetv Rondonia, amigos e telespectadores do programa. Sem esses amigos nada seria possível fazer - reconhece Dalton Di Franco, enaltecendo o espírito altruísta de muitas pessoas de bem que moram em Rondônia.

Plantão de Polícia terá novo cenário

A equipe de comunicação e marketing da Redetv Rondônia está preparando o novo cenário do Plantão de Polícia. "É algo bem estudado e que, com certeza, será do agrado de nossos telespectadores", afirmou Dalton Di Franco, produtor e apresentador.
Segundo Dalton Di Franco, "as mudanças sugeridas foram aprovadas pelo diretor-geral do SGC, Sérgio Demomi" e estão em fase de conclusão. "Nos próximos dias, quem nos vê diariamente pelo canal 17, pelo satélite, e pela TV Diário da Amazonia, canal 25, irá se surpreender com o que há de novidade no mundo da tecnologia", acrescentou Dalton Di Franco.

sábado, 15 de março de 2008

Plantão de Polícia revoluciona audiência em Porto Velho

Comandado pelo experiente jornalista Dalton Di Franco, o programa Plantão de Polícia, apresentado de segunda à sexta-feira, a partir das 13h, é um sucesso de audiência em Porto Velho (RO). Feito com responsabilidade, profissionalismo e seriedade, o programa movimenta uma equipe de repórteres, com notícias de todos os municípios de Rondônia. Além de informar tudo o que acontece no setor da segurança, o programa traz orientações das áreas do Direito, com os advogados Oscar Luchesi e Verônica Cordovil, além de realizar campanhas beneficentes para ajudar pessoas menos favorecidas.
Em três anos de audiência, o Plantão de Polícia já ajudou as autoridades a resolverem vários casos, além de construir casas nos bairros Fortaleza, Tancredo Neves, Teixeirão, Costa e Silva e Nacional, contando com a ajuda de centenas de amigos que contribuem com doações.
A fórmulo do sucesso é a simplicidade do apresentador. Dalton Di Franco fala a linguagem do povo, informando tudo com seriedade, mas sem perder a graça. Quem conhece recomenda. "Eu sou mais o Plantão de Polícia", diz Eronica Silva, do bairro Jardim Santana, que além do programa, é fã do Sábado Total, outro programa feito por Dalton Di Franco, aos sábados, a partir das 12h15.