quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DALTON DI FRANCO DIZ COMO SE REINVENTA


Ele trabalha desde os dez anos de idade - de carteira assinada desde os 12 - e recentemente completou 31 anos de atuação na comunicação em Rondônia, trabalhando com a mesma paixão do primeiro dia. Com quase 40 anos de carreira, Dalton Di Franco orgulha-se de sua capacidade de renovação.

Com tantos anos de trabalho, Dalton Di Franco já experimentou de tudo um pouco. “Já fui engraxate, lavador de carro, vendedor de banana, vereador, deputado, enfim, já passei por várias situações”, recorda, afirmando que “a vida proporciona muitos altos e baixos e também dá chance da gente se acomodar em um status, em uma tentação”.

Dalton diz que não aceita acomodação. “Sou inquieto, rebelde. Gosto de experimentar novos desafios e manter o sonho de renovação sempre vivo”, explica ele. Para o criador de programas policiais no rádio e televisão em Rondônia, seus últimos dez anos de vida tem sido de renascimento.

De fato, sua vida não tem sido a mesma. No dia 13 de março, por exemplo, ele sobreviveu a mais um infarto, chegando até ser internado na UTI do Hospital Central. Ficou parado apenas o tempo suficiente para se recuperar e logo voltou ao batente diário.

Há 15 anos afastado do rádio, onde por mais de 15 anos liderou a audiência, de forma absoluta, Dalton comemora o sucesso alcançado com os programas Plantão de Polícia, de segunda à sexta-feira, às 12h50, e Sábado Total, às 12h30, que ele produz e apresenta na Redetv! (canal 17). Ele é a maior audiência do horário e o maior faturamento da emissora.

Na vida pessoal, ele vive as alegrias da chegada do terceiro neto, a linda Sara (de Paula e Rodrigo), completando, assim, a festa já experimentada com os netos Julia e Eduardo (das filhas Pámela e Vanessa). “Não esperava ver a semente de minhas primeiras sementes. Agora quero ver meus netos que virão de Rômulo e Giovanna e então poderia morrer feliz”, espera.

Mas a vida do mais famoso apresentador de TV de Rondônia não foi fácil. Para chegar até aqui ele lutou e perseverou. Somente no ano de 1996, ele conseguiu concluir o que era o então segundo grau, hoje ensino Médio. Em 2005, conseguiu realizar o primeiro grande sonho. Ser bacharel em Administração com habilitação em Marketing. Em 2006, concluiu a pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, e a partir de então passou a ser professor universitário, na UNIRON.

Jornalista e radialista autodidata, Dalton está focado no momento na conclusão do bacharelado em Direito, também na UNIRON. “Nunca é tarde para se adquirir conhecimento. É assim que eu me reinvento. Aproveito a vida que Deus me dá para fazer o bem e aprender a viver”, revela.

Para Dalton enquanto muitos param para lamentar a vida, ele vive. “Não tenho do que reclamar. Só tenho que agradecer por tudo que Deus tem me dado nesse meio século de vida. Acho que ainda tenho alguma coisa para fazer. Eu preciso estar preparado para fazer bem feito”, conclui.

Quais serão os desafios nos próximos dez anos na vida de Dalton Di Franco? Ser deputado estadual, deputado federal, vice-governador, um grande advogado criminal ou ser contratado por uma grande emissora do Sul do País? É aguardar pra ver. Tudo pode acontecer na vida desse profissional que nasceu em um seringal, em Ariquemes, e hoje tem notoriedade no Estado como o melhor repórter e apresentador de programa policial na televisão de Rondônia.

domingo, 8 de novembro de 2009


DALTON DI FRANCO, O CRIADOR DE PROGRAMAS POLICIAIS NO RÁDIO E NA TELEVISÃO EM RONDÔNIA.




O jornalista e radialista Dalton Di Franco que completou no dia 13 de setembro de 2008 trinta anos de atividades na imprensa rondoniense, é considerado o criador de programas policiais no rádio e televisão em Rondônia. “Antes a rádio Caiari e a extinta rádio Eldorado (hoje RBN) apresentavam apenas reportagens dentro de seus programas”, recorda Dalton Di Franco que também foi pioneiro em reportagens policiais na rádio Eldorado e, depois, na rádio Caiari, sob a direção do saudoso Luiz Rivóiro, produziu e apresentou o que foi o primeiro programa policial do rádio, “O Crime Não Compensa”, uma novidade na comunicação local, pelo timbre de voz do apresentador e pela maneira como os fatos policiais eram apresentados. Depois de Dalton Di Franco vieram outros repórteres e apresentadores de programas policiais, alguns deles, com passagem pelo próprio programa, como é o caso de Augusto José, hoje um concorrente. Com o nome construído por seu trabalho combativo, polêmico e corajoso, mas sempre comprometido com o povo, Dalton Di Franco conseguiu se eleger para dois cargos políticos: vereador, em 1988, na Capital, e deputado estadual, em 1990. Às vésperas das eleições de 2010, seu nome aparece bem colocado nas pesquisas para deputado estadual, deputado federal e senador. Por conta disso, já recebeu até convite para ser vice-governador na chapa de um conhecido candidato. “Ainda é cedo para decidir”, disse Dalton Di Franco, em outubro deste ano.
Para conhecer mais sobre a vida de sucesso profissional de Dalton Di Franco acesse http://programaalertatotal.blogspot.com e
http://programacomandopolicial.blogspot.com